domingo, 4 de outubro de 2009

17 milhões de brasileiros já venderam o voto

RIO - Pesquisa Datafolha feita em todo o país revelou que o brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção. O levantamento mostrou que 13% dos brasileiros admitem já ter trocado o seu voto por dinheiro, emprego ou presente. Esse percentual corresponde a cerca de 17 milhões de pessoas maiores de 16 anos em um universo de 132 milhões de eleitores.

Alguns declararam ter cometido essas práticas de forma concomitante. Separados por benefício, 10% mudaram o voto em troca de emprego ou favor; 6% em troca de dinheiro; 5% em troca de presente. Ao mesmo tempo, 94% dizem que é errado oferecer propina e 94% concordam ser repreensível vender voto.

Dos entrevistados, 12% afirmam que estão dispostos a aceitar dinheiro para mudar sua opção eleitoral; 79% acreditam que os eleitores vendem seus votos; e 33% dos brasileiros concordam com a ideia de que não se faz política sem um pouco de corrupção. Para 92%, há corrupção no Congresso e nos partidos políticos e para 88%, na Presidência da República e nos ministérios.

Prática ilegítima
Entre os entrevistados, 83% admitiram ter cometido pelo menos uma prática ilegítima. No Brasil, 13% ouviram pedido de propina, e 36% destes pagaram; 5% ofereceram propina a funcionário público; 4% pagaram para serem atendidos antes em serviço público de saúde; 2% compraram carteira de motorista; e 1%, diploma.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: